Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Dez perguntas e respostas sobre a norma de instalação de vidros

de

Saiba porque, dentre várias normas técnicas relacionadas ao vidro, a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações é a mais importante para os vidraceiros e instaladores.

É quase impossível discutir a segurança na instalação de vidros sem citar, em algum momento, a norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) intitulada “Vidros na Construção Civil – Projeto, Execução e Aplicações” e identificada como NBR7199.

Esse, que é considerado o mais importante texto técnico vidreiro, que passou por completa atualização em 2016, sendo submetido a nova atualização neste 2024. Ele orienta sobre quais vidros devem ser utilizados em determinadas situações de instalação, sendo citado em diversas outras normas técnicas ligadas à construção civil, tais como diversas normas de fachadas, a Norma de Guarda-Corpos e outras.

Todo vidraceiro deveria ter uma cópia da NBR7199 para consultas em seu negócio com vidros. Para facilitar, respondemos, a seguir, a 10 perguntas sobre esse texto.

Dez perguntas e respostas sobre a norma de instalação de vidros 1

  1. Por se tratar apenas de um texto técnico, montado na ABNT por especialista do vidro no Brasil, por que ele é tão importante?

A NBR 7199 não é uma Lei, porém, ganha peso de Lei. Isso porque, como principal texto técnico sobre instalação de vidros, em caso de acidentes, com ou sem vítimas, é esse documento que o juiz irá consultar para apurar responsabilidades, com consequente aplicação de multas ou outros tipos de sentenças condenatórias, analisadas caso a caso.

  1. Quais são as principais orientações da NBR 7199?

São muitas orientações e regras formuladas com o objetivo de evitar acidentes ou, caso eles ocorram, minimizar o risco de ferimentos graves. Talvez a principal orientação seja pela utilização de vidros laminados, aramados ou duplos compostos por um desses citados, em pisos, degraus, guarda-corpos e coberturas, ao invés dos vidros float ou temperado.

Dez perguntas e respostas sobre a norma de instalação de vidros 2

  1. Qual é a primeira orientação citada na NBR 7199?

A primeira especificação é a de que todo vidro instalado até a altura de 1100 mm, a partir do piso, seja interno ou externo, em qualquer pavimento, deve ser de segurança (incluindo o temperado). Para cada aplicação, devem ser verificados quais são os tipos de vidro de segurança (temperado, laminado ou aramado) exigidos pela norma, pois em algumas aplicações somente o laminado e o aramado são permitidos.

  1. Por que a norma exibe uma tabela de utilização de vidros?

A tabela foi montada para facilitar a consulta sobre qual vidro utilizar em cada situação. Ela também inclui novas aplicações como muros de vidro, piso de vidro, vidro blindado, vidro resistente à explosão, vidros para retardar ações de arrombamento, entre outras.

Dez perguntas e respostas sobre a norma de instalação de vidros 3

  1. O que a NBR7199 diz sobre vidros para marquises e fachadas inclinadas (vidros não verticais)?

A regra que se aplica para esses tipos de vidros é a mesma aplicada a coberturas. Nessas instalações devem ser utilizados somente os vidros laminados, os aramados ou os insulados compostos por um desses dois tipos.

  1. A NBR 7199 proíbe a utilização de vidros comuns em edifícios?

Não proíbe. Na altura acima de 1100 mm em relação ao piso, podem ser utilizados o float ou impresso (atual texturizado), desde que encaixilhado ou colado em todo o perímetro. A proibição só se aplica em edifícios muito altos e/ou em regiões sujeitas a tempestades e fortes ventos. Porém, para esses casos devem ser feitos ensaios técnicos de toda a fachada.

Dez perguntas e respostas sobre a norma de instalação de vidros 4

  1. O que essa norma diz sobre envidraçamentos projetantes móveis ou Instalações com caixilhos móveis que se projetam para o exterior tais como os maxim-ar?

Nessas aplicações, deve-se seguir a seguinte regra: no térreo e 1º pavimento: pode ser autoportante ou totalmente encaixilhado; – Acima do 1º pavimento: deve ser totalmente encaixilhado e com projeção máxima limitada a 250 mm da face da fachada ou da aba de proteção.

  1. O que essa norma considera como “Instalações Especiais”.

Pela NBR 7199, são consideradas instalações especiais pisos, degraus, visores de piscinas e aquários, além de estruturas de vidro. Nestes casos, o vidro exigido é o laminado, com a ressalva de utilização do vidro laminado de temperado em algumas situações específicas como, por exemplo, quando o vidro é apoiado somente em dois lados ou fixado por aparafusamento.

Dez perguntas e respostas sobre a norma de instalação de vidros 5

  1. Quais são os tipos de instalações com vidros citados na norma 7199?

Segundo a norma, são seis: em esquadrias, autoportante, mista, estrutural, painel colado (estrutural) e revestimento.

  1. O que a NBR 7199 diz sobre o armazenamento das chapas?

A norma recomenda que a inclinação das chapas de vidros de todos os tipos é importante para o transporte até o local de instalação e também para o armazenamento delas na obra enquanto aguardam instalação, com inclinação entre 4 e 6 graus.

Também instrui sobre qual deve ser a espessura máxima da pilha de vidros para armazenamento na vidraçaria ou no local onde serão instaladas:

Vidro Float, espelhos e laminados: pilhas de até 600 mm;

Insulados e impressos: pilhas de até 300 mm;

Temperados: pilhas de até 800 mm.

Dez perguntas e respostas sobre a norma de instalação de vidros 6

Facebook
WhatsApp