Desempenho positivo foi unânime entre cinco incorporadoras brasileiras; Mas o que isso interessa aos vidraceiros?
O desempenho das incorporadoras de imóveis interessa muito ao setor vidreiro. São elas que dão o primeiro passo no processo de construção e comercialização de imóveis no Brasil.
Geralmente são compostas por grupos de investidores com equipe especializada da construção civil. Essa equipe identifica oportunidades, adquire o terreno, estrutura o projeto arquitetônico e construtivo do empreendimento, promove estudos de viabilidade e contrata construtoras e/ou empreiteiras.
A novidade, a ser comemorada, é que, no início de outubro (2022), cinco incorporadoras de imóveis divulgaram os balanços entre vendas e lançamentos relativos ao terceiro trimestre de 2022, e todas elas obtiveram o mesmo resultado: de crescimento significativo nas vendas, que pode reverter o de lançamentos tímidos, na comparação anual.
A boa equação para o setor vidreiro é que boas vendas estimulam novos lançamentos. E quando vendas e lançamentos entram em sincronia positiva temos o crescimento sustentável no setor de construção civil, estimulando, indiretamente, a venda nas vidraçarias.
Geralmente, mesmo que a vidraçaria não tenha participado da construção do edifício, sempre que um novo edifício é inaugurado acaba resultando em vendas de boxes para banheiros, fechamentos para sacadas, espelhos em paredes e outros produtos e serviços. Os desempenhos seguem padrões diferentes, apesar da semelhança, e o comportamento não é uma surpresa para os especialistas da área. Isso porque, ao analisar a conduta do mercado imobiliário, esperava-se um ritmo menor de novos projetos no segundo semestre, evitando a ampliação excessiva do estoque das incorporadoras de imóveis e fugindo do período eleitoral. As incorporadoras que divulgaram seus balanços foram: Cury, Cyrela, Even, Melnick e Helbor.
Cury
A incorporadora de imóveis Cury, ao divulgar o levantamento do terceiro trimestre, contou que os lançamentos cresceram 27,6% com a divulgação de seis novos empreendimentos. Do total, cinco ficam em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Juntos, eles somam Valor Geral de Venda (VGV) de R$ 919,1 milhões. As vendas líquidas da companhia, por sua vez, cresceram 29,8% em relação ao mesmo período do ano passado, somando R$ 885,8 milhões. Já a velocidade de vendas da empresa, medida pelo Índice de Vendas sobre Oferta (VSO), foi de 70,6% — um declínio de 3,4 pontos percentuais, considerando os últimos 12 meses. De janeiro a setembro, a Cury registrou R$ 2,76 bilhões em lançamentos e R$ 2,53 bilhões em vendas líquidas — alta de 38% e de 29,7%, respectivamente, em relação aos primeiros nove meses de 2021. A expectativa é de redução de atividades, já que o volume lançado e vendido até o momento é praticamente igual ao total de 2021. O presidente da incorporadora, Fabio Cury, conta que essa estratégia da empresa se deve à eleição e à Copa.
Cyrela
A incorporadora Cyrela teve seus resultados celebrados pelos analistas dos bancos. Isso porque, em uma performance descrita como surpreendente, a empresa registrou crescimento de 49% nas vendas durante o terceiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2021. O volume (de R$ 1,7 bilhão) também é 36% superior ao registrado entre abril e junho.
O crescimento nos lançamentos da Cyrela foi de 22%, se comparado ao trimestre anterior, e o VSO de 12 meses ficou em 44,3%. A conduta representa declínio ante os 49,6% do terceiro trimestre de 2021, mas fica acima dos 44,2% registrados ao final de junho.
Even
O balanço da Even registra uma queda significativa nos lançamentos da empresa, de R$ 161 milhões em valor geral de vendas para o terceiro trimestre — declínio de 75,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Por outro lado, as vendas líquidas da Even cresceram 24%, frente ao mesmo intervalo do ano passado, e totalizaram R$ 342 milhões. O aumento, segundo essa incorporadora de imóveis, foi impulsionado pela comercialização do estoque.
Melnick
A gaúcha Melnick não fugiu ao padrão. Com elevação de 86,4% nas vendas no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2021, a incorporadora acumulou R$ 151 milhões em VGV. Em relação aos lançamentos, a apuração indica queda ao considerar somente o corresponde à participação da Melnick nos projetos.
Helbor
Por fim, a incorporadora Helbor foi mais uma a apresentar evolução melhor nas vendas, na comparação com o ano anterior. O terceiro trimestre trouxe um aumento de 11,7% nas vendas líquidas, que somaram R$ 469,6 milhões em VGV.
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Sobre a Pilar Glass
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