Quando o assunto é box para banheiros, muitas vezes os vidraceiros são chamados para atuarem como consultores. Nesses momentos é importante terem em mente todas as opções possíveis para esse tipo de instalação. Confira, nesta matéria, 10 boxes e suas aplicações.
Qual box se adapta melhor ao banheiro de seu cliente? A resposta mais obvia, no Brasil, é o box de vidro temperado. Opção natural, duradoura e com ótimo custo benefício no isolamento da área molhada da parte seca desses ambientes.
Já faz algumas décadas que o box de vidro temperado é líder disparado de vendas e, apesar de existirem opções teoricamente “mais econômicas”, em acrílico ou outro material, essa opção é logo descartada quando se compara a durabilidade das duas opções.
O box de vidro temperado, uma vez instalado e com manutenções adequadas, pode se manter em estado de novo por várias décadas.
Na Grande São Paulo a Pilar Glass destaca-se por sua experiência na produção de vidros temperados, bom atendimento e variedade de opções no fornecimento de kits para boxes (que mostraremos a seguir).
A empresa não atende aos consumidores finais, fornecendo aos vidraceiros com exclusividade.
Conheça o vidro temperado
Todo vidraceiro já sabe, mas é sempre bom relembrar: vidros temperados possuem resistência mecânica cinco vezes maior que um vidro comum.
Em seu processo de produção o vidro passa por um forno de têmpera com temperatura que pode chegar a 700 graus Celsius, seguido de rápido resfriamento. Após esse processo o vidro cria as tensões internas que são responsáveis por essa maior resistência a impactos.
Além disso, mesmo que se quebre, o vidro temperado, que é considerado um vidro de segurança, espatifa-se em milhares de pedaços pequenos e pouco cortantes.
É muito raro de acontecer, portanto, pode ocorrer quebras espontâneas de vidros temperados devido a presença de sulfeto de níquel na composição de vidros. Portanto, é sempre bom oferecer aos clientes boxes com vidros temperados recobertos com película de segurança.
A Pilar Glass oferece vidros temperados com películas aplicadas em ambiente industrial, com equipamento adequado. Essa aplicação industrial permite que o vidro seja instalado logo após a aplicação de película, diferentemente da aplicação manual, que exigem vários dias de espera para que o box possa ser utilizado com segurança.
Após essa breve introdução, vamos aos 10 para os quais Pilar Glass é capaz de produzir os vidros adequados e fornecer os devidos kits e acessórios. Começando pelos mais utilizados do mercado.
• Box de correr ou deslizante frontal
É o modelo mais utilizado em apartamentos. É geralmente composto por um vidro fixo e uma porta deslizante, capaz de liberar até 45% do vão.
Existem várias configurações possíveis para montagem desse box, que veremos logo a seguir.
• Box de correr ou deslizante frontal duplo
O modelo de correr ou deslizante frontal pode ser montado, em banheiros maiores, com dois vidros fixos, com a opção de uma ou até duas portas.
• Box de correr ou deslizante de canto
Nesta outra versão de montagem, o box de correr ou deslizante é montado com dois vidros fixos, sendo que um deles em ângulo de 90 graus em relação ao primeiro. Esse box pode ser montado com uma única ou até duas portas.
Trata-se o produto ideal para banheiros grandes em que a área do chuveiro fique em um dos cantos.
Boxes para espaços limitados
Espaços limitados exigem boxes que sejam adequados a essa dificuldade. Conheça alguns modelos que permitem ampla abertura do vão.
• Box de abrir ou de giro
Ideal para espaços pequenos entre duas paredes ou entre parede e mureta de alvenaria. Possui porta de abrir que é sustentada por dobradiças, que, após a abertura, libera 95% do vão de entrada. Trata-se de um modelo simples, prático e econômico, especialmente indicado para locais públicos e academias.
Esse modelo permite a abertura da válvula do chuveiro sem molhar os braços na água ainda fria. A única desvantagem é que esse tipo de box não admite vasos ou pias no percurso de abertura do vidro.
• Box articulado, flexível ou flex
Esse tipo de box é o mais indicado para ambientes pequenos, incluindo apartamentos. Permite a abertura de até 90% do vão e não exige espaço diante dele para a trajetória de abertura das portas.
Também permite a abertura da válvula do chuveiro sem molar os braços na água fria. Além disso, em muitos casos pode ser instalado com vidros até o teto, sem prejuízo de seu desempenho.
• Box Dual Door
Trata-se de um box de correr ou deslizante de roldana aparente. A diferença é que esse box especial permite a abertura para os dois lados. Além de seu design exclusivo, permite a abertura da válvula do chuveiro sem que tenha que se molhar as mãos com a água ainda fria.
• Box Moove
Box que possui um sistema exclusivo de abertura da porta, que permite que esta seja deslocada para o lado, liberando mais de 90% do espaço da entrada.
Tendências em boxes
A seguir, apontaremos alguns tipos de boxes, ou características de boxes que estão tendo excelente receptividade entre os clientes das vidraçarias.
• Box até o teto
Esse tipo oferece, como vantagens, a retenção do vapor do chuveiro, evitando o embaçamento dos espelhos. Aproveita também melhor o vapor e o calor do chuveiro, evitando a entrada de correntes de ar.
A montagem de boxes até o teto deve ser feita por empresa experiente, de forma a evitar estruturas de boxes inadequadas ou vidros muito finos.
Boxes até o teto devem ser instalados unicamente em banheiros que possuem janela, para escoamento do vapor após o banho, evitando assim a formação de fungos e bolores devido à umidade acumulada no local.
• Box com roldanas aparentes
Esse tipo de box possui design refinado e ótima resistência. Como o nome sugere, ele apresenta visual que torna aparente o rolamento das roldanas sobre o trilho superior. Além disso, apresenta travas de segurança contra o descarrilamento das portas.
• Box sobre banheiras
Em banheiros dotados de banheiras é possível a instalação de boxes de várias maneiras. Alguns modelos são instalados sobre as bordas das banheiras. Outras apenas circundando. Além disso, alguns boxes promovem a integração da área banheira com a área do chuveiro, com a opção também de separação total desses dois ambientes.
Como são várias as possibilidades, tais boxes são montados sob medida, geralmente com utilização, pelo vidraceiro, de perfis de alumínios em barras avulsas e não através de kits prontos.
Variações
A sequência de boxes relacionada nesta matéria pode variar também com a utilização de vidros especiais, como os opacos ou refletivos e também com a adoção de cores que combinam com os metais sanitários dos clientes.
Com dedicação e pesquisa um bom vendedor de boxes aprenderá, com a prática a avaliar o local e indicar a melhor solução em boxes para seus clientes. Uma dica adicional é visitar o showroom da Pilar Glass, onde se encontram diversas amostras de kits montadas.