Muitas vidraçarias reclamam que, para elas, só surgem serviços chamados popularmente de “osso” ou “carne de pescoço”. São aqueles serviços mais simples e muito disputados pela concorrência como, por exemplo, a instalação de box comum de banheiro. Tais vidraçarias gostariam de ter acesso aos serviços “filé”, ou seja, os mais elaborados e lucrativos, e menos disputados.
Sua vidraçaria pode se especializar nesse nicho de mercado. Mas isso tem custo. Indicamos, a seguir, dez passos importantes nesse sentido.
Partimos do princípio de que o conhecimento técnico sobre a montagem dos produtos é obrigação, e não um diferencial para se manter competitivo. Existem relatos de vidraçarias que venderam serviços e, após a venda feita, buscaram cursos para aprender a fazer tal instalação. Havendo conhecimento técnico necessário, os passos seriam:
1 – Estar bem localizado ou ser conhecido nas melhores regiões.
Uma loja bem montada e localizada em bairro nobre da cidade, até pouco tempo, era essencial para se obter serviços de alto padrão. Hoje, esse alto custo pode ser substituído por uma página de internet desenvolvida por profissionais, aliada a uma boa abordagem através das mídias sociais, incluindo fotos de instalações bem realizadas.
2 – Montar estandes de venda ou pontos de atendimento móveis.
Outra opção à loja bem localizada é montar pontos móveis em regiões nas quais condomínios de alto padrão estejam sendo construídos.
3 – Ter acesso direto aos decisores das obras.
Todas as opções anteriores podem perder importância se você tiver acesso aos responsáveis de obras ou síndicos, através de um trabalho direcionado. Oferecer serviços de manutenção de trabalhos já executados é um dos caminhos para isso.
4 – Realizar um trabalho de aproximação junto aos especificadores do vidro.
São os arquitetos, engenheiros e decoradores. Para isso será preciso ter um bom conhecimento da língua portuguesa e estudar tendências de casas e decoração de ambientes com leitura de revistas especializadas ou visitas a mostras, feiras e exposições. Além, é claro, de se manter atualizado sobre kits, ferragens e tipos de instalações do ramo vidreiro.
5 – Ter capacidade de assessorar os clientes.
No contato com o cliente de alto padrão, certificar-se de escutá-lo em suas necessidades. E, logo após, ter conhecimento técnico para propor a melhor solução para sua necessidade. Por fim, detalhar todos os pontos em um bom contrato.
6 – Cobrar adequadamente.
Pode até parecer estranho, mas, preços muito baixos geram incerteza aos especificadores e clientes de alto padrão. Além disso, é importante ter uma equipe competente e bem remunerada para poder fidelizar tais clientes por longo tempo.
7 – Recompensar adequadamente o especificador.
Fique ciente de que o especificador poderá cobrar um percentual a título de comissão pela indicação do serviço contratado. Encare esse pagamento como uma comissão feita a um vendedor, e nunca traia o especificador tentando oferecer o serviço diretamente ao proprietário por preço menor.
8 – Cuidar bem da primeira impressão.
Ao visitar seus clientes, sejam eles o especificador ou proprietário, apresente-se com uniforme limpo, levando amostras para o cliente manusear. Fotos ou vídeos que demonstrem, claramente, como ficará o serviço, depois de pronto, agregam um grande diferencial. Os fabricantes de kits possuem fotos de produtos montados que podem ser usadas nesses casos.
9 – Trabalhe considerando que cada cliente é um potencial indicador de até quatro outros clientes.
Se o cliente de alto padrão não ficar contente, corrija o que ele considera como falha ou justifique, sempre com atenção e cordialidade, o motivo da instalação não ter ficado conforme ele esperava.
10 – Conte com um bom parceiro no fornecimento dos vidros, kits e ferragens.
A Pilar Glass pode ser esse fornecedor confiável. A empresa possui diversos diferenciais no atendimento às vidraçarias, garantindo agilidade, com produtos de qualidade, minimizando erros que possam irritar tais clientes.
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Sobre a Pilar Glass
Completando, em 2020, 10 ano no mercado, a Pilar Glass produz os principais vidros utilizados na construção civil e na área de decoração de ambientes.
Instalada em uma área com mais de 5 mil metros quadrados, a empresa conta com equipamentos de ponta, operados por uma equipe treinada e com processos informatizados.
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