Pesquisa da Abravidro demonstra crescimento, apesar da pandemia.
Após um 2019 em ponto morto, a indústria de transformação vidreira viu aumento em sua produção e faturamento, em 2020, apesar da pandemia. Isso é o que mostra a edição 2021 do Panorama. Trata-se de uma ampla pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de transformação do Vidro (Abravidro), com processadores não automotivos, de todo o Brasil, referente ao ano anterior (2020).
Segundo as 34 empresas participantes (19% do mercado brasileiro de vidro processado não automotivo) o faturamento total foi 12% maior que o verificado em 2019. Ao todo, em 2020 foi de R$ 5,2 bilhões. Acompanhe, abaixo, as principais informações que interessam direta ou indiretamente a todas as empresas que trabalham com vidros.
– O volume de vidros processados (em m²) produzido, em 2020, alcançou o maior nível desde 2015; Em relação a 2019, são quase 8 milhões de m² a mais;
– Os temperados romperam a marca dos R$ 3 bilhões em faturamento e seguiram como líderes em vidros processados não automotivos no País. O produto cresceu 1,3% em sua participação. Agora, representam 56,7% do total;
– Após a queda, em 2019, os espelhos voltaram a crescer: representam, agora, 27% do mercado, aumento de 1,3% em relação ao ano retrasado;
– Os insulados passaram a somar 0,5% de todos os vidros processados, dando sequência à pequena alta que vem ocorrendo, desde 2018.
– O único tipo de vidro com queda foi o da categoria “tampos etc.”, com baixa de 13,9%.
– Os temperados registraram a primeira queda em seu preço médio desde 2017. Também apresentaram uma queda de 30% em relação a 2009, início dos levantamentos para as pesquisas anuais Panorama.
– Da mesma forma, os vidros laminados seguem trajetória de queda em seu preço médio;
– O número de funcionários aumentou 5,2%, acompanhando a tendência de alta, observada a partir de 2019. Agora, são 29.590 empregados em beneficiadoras, o maior nível de funcionários desde 2015.
– A maior parte das processadoras brasileiras ficou abaixo dos 30% de ociosidade.
Na avaliação da GPM Consultoria Econômica, responsável pela pesquisa, esse desempenho é resultado, tanto da performance das construções de grande porte, como das pequenas reformas.
A empresa de consultoria avalia ainda que, para o bom momento de 2020 permanecer, em 2021, é necessário que a construção civil supere a limitação da oferta de matérias-primas. “Na última Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria, divulgada em março, mais da metade dos empresários, que responderam à pesquisa, esperava que a normalização da oferta de insumos se daria, apenas, no terceiro trimestre de 2021, ou mesmo depois”, comenta Sérgio Goldbaum, economista da GPM.
Sobre a Pilar Glass
A Pilar Glass produz os principais vidros utilizados na construção civil e na área de decoração de ambientes, incluindo temperados, laminados, multilaminados, laminados de temperados, pintados e espelhos.
Instalada em uma área com mais de 5 mil metros quadrados, a empresa conta com equipamentos de ponta, operados por uma equipe treinada e processos informatizados.
Caso queira entrar em contato, preencha nossa Ficha de atendimento ou entre em contato com nossa equipe.
Leia também:
Respostas a dez perguntas sobre o isolamento acústico com vidros
O tema é complexo e não temos como esgotá-lo aqui, mas é possível ao vidraceiro conhecer alguns princípios básicos sobre isolamento acústico para orientar seus