Sucesso nas duas últimas feiras do setor vidreiro, os sistemas de portas deslizantes acompanham tendências no design e transformam-se em grande oportunidade para as vidraçarias.
As portas deslizantes de vidro, também chamadas de portas de correr, têm adquirido um papel, cada vez mais, importante em projetos de fachadas e no design de interiores. As razões para isso passam, em grande parte, pelo interesse crescente da integração de ambientes sociais e, também, entre os espaços internos e externos.
Diversos motivos para utilizar
Outros motivos que induzem a escolha dos sistemas de portas deslizantes, como divisória ou fechamento, são:
– A necessidade de facilitar a circulação em ambientes pequenos;
– apelo estético;
– facilidade, limpeza e rapidez na instalação;
– facilidade de limpeza e manutenção;
— isolamento acústico e térmico;
– vedação contra chuva e poeira;
Recolhimento e grande abertura
A possibilidade das portas deslizantes ficarem recolhidas, na parede, tornam essa opção muito prática, especialmente quando o espaço não permite portas com aberturas de giro e fechamentos convencionais.
Para que possam desempenhar bem essa função, as portas deslizantes devem ser produzidas sob medida, por vidraceiros capacitados.
A Pilar Glass oferece, aos vidraceiros clientes, o sistema Slide Door, para portas de vidro temperado, com 10 mm de espessura. Ferragens de qualidade, medição precisa e análise da interferência com outros elementos construtivos, são pontos que merecem atenção especial na instalação de portas deslizantes, o que justifica a escolha desse fornecedor.
Dimensionamento correto
É importante atentar para o tamanho e o peso da porta, fatores que podem influenciar na estabilidade e conforto do usuário, na hora de abrir ou fechar, evitando que as folhas saiam dos trilhos.
Para se alcançar o resultado ideal, o dimensionamento deve respeitar o que o fabricante indica, de preferência com alguma margem para erros ou imprevistos.
O sistema Slide Door já inclui essa margem, orientando uma utilização aquém do que o sistema realmente suporta. Ela recomenda a instalação de folhas com a largura máxima de 1.400 mm e 3.500 mm de altura, podendo fechar aberturas com até 20 metros.
Orientações para os usuários
É importante orientar os usuários a manusearem a porta deslizante, adequadamente. Afinal, fechamentos bruscos são inimigos de qualquer instalação desse tipo, considerando que os cantos dos vidros temperado são os pontos mais frágeis.
Possibilidades em vidros
A escolha do acabamento depende do ambiente em que a porta será instalada, e do efeito que se espera. A utilização de vidros refletivos em sistemas deslizantes, por exemplo, além da possibilidade de diferentes tonalidades, contribui para barrar o calor externo. Já a utilização de vidros laminados, além de filtrar os raios UV, que causam desbotamentos em tecidos e madeiras, oferece melhor desempenho acústico.
Detalhes e manutenções
As portas deslizantes podem ser embutidas em paredes de Dry Wall, caso não haja outro espaço disponível, ou quando se deseja obter um aspecto minimalista.
Quando produzidas com materiais de boa qualidade, e bem instaladas, as portas deslizantes demandam pouca manutenção. Basta ao usuário manter rodízios e os trilhos limpos, já que a sujeira é um dos motivos mais comuns de emperramento. Também é necessário dar manutenção às ferragens, especialmente em locais expostos à maresia. Geralmente, o fabricante fornece um guia para manutenções periódicas e troca de componentes, que deve ser respeitado.
Leia também: Conheça o sistema deslizante Slide Door
Sobre a Pilar Glass
A Pilar Glass produz os principais vidros utilizados na construção civil e na área de decoração de ambientes, incluindo temperados, laminados, multilaminados, laminados de temperados, pintados e espelhos.
Instalada em uma área com mais de 5 mil metros quadrados, a empresa conta com equipamentos de ponta, operados por uma equipe treinada e processos informatizados.
Caso queira entrar em contato, preencha nossa Ficha de atendimento ou entre em contato com nossa equipe.