Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)
Respostas a dez perguntas sobre o isolamento acústico com vidros

Respostas a dez perguntas sobre o isolamento acústico com vidros

de

O tema é complexo e não temos como esgotá-lo aqui, mas é possível ao vidraceiro conhecer alguns princípios básicos sobre isolamento acústico para orientar seus clientes.

1 – O vidro é um bom material para se isolar o som? Por que?

Sim, o vidro é ótimo para isolar o som. Aliás, um dos melhores, se aproximando do melhor, que é o chumbo.

2 – Por que o vidro pode ser considerado um ótimo isolante acústico?

Porque possui muita massa molecular. Ou seja, é um material pesado. E essa massa cria barreira eficiente contra a passagem do som.

Uma prova prática desse bom desempenho do vidro está no simples fechar dos vidros laterais de um automóvel. É possível perceber a redução significativa do som pelo simples vidro temperado posicionado nas laterais e pelo vidro laminado do para-brisas dianteiro.

3 – Um vidro temperado de 10 mm isola melhor o som que um vidro temperado com espessura de 8 mm?

Sim, o som se isola com massa. Quanto mais massa possui a barreira, melhor seu desempenho no bloqueio do som.

4 – Um vidro temperado de 10 mm isola tanto som quanto um vidro laminado de igual espessura?

Não. O vidro laminado isola melhor o som que o vidro temperado. Isso acontece porque o vidro laminado possui uma camada interna, denominada interlayer ou intercalador. Essa camada é feita de polímero que vibra em frequências de som diferentes da do vidro. Isso impede a passagem de tais frequências, que ultrapassariam a barreira simplesmente feita de vidro.

5 – Qual vidro isola mais o som, o duplo (ou insulado) ou o laminado?

O vidro laminado é ótimo nas baixas frequências de som, ou seja, nos sons mais graves como, por exemplo, o latido de cães. O vidro duplo, por sua vez, apresenta grandes benefícios no isolamento das altas frequências, ou seja, nos sons mais agudos como, por exemplo, as buzinas dos automóveis.

Mas a grande vantagem dos vidros duplos é que eles podem conter um ou mais vidros laminados em sua composição.

6 – Por que mesmo usando, em uma instalação de vidros temperados, espessuras maiores que nos vidros laterais do meu automóvel, não consigo obter o mesmo desempenho no bloqueio do som?

Isso acontece porque entra aí o chamado “efeito fresta”. Ou seja, pequenas frestas (aberturas estreitas ou vãos) permitem a passagem do som.

Nos automóveis, e também nas esquadrias acústicas, essas frestas são eliminadas com molduras que se fecham hermeticamente, gaxetas, escovas e borrachas.

7 – Quais os fatores importantes que uma janela deve ter para um bom desempenho acústico?

O potencial de uma janela para evitar o ruído depende dos seguintes fatores: tipo do vidro, composição dos vidros, vedações e estrutura (perfis). Ou seja, não adianta eliminar as frestas e utilizar vidros laminados espessos se o caixilho é fino e oco, deixando passar o som.

8 – Qual recomendação minha vidraçaria deve dar a moradores de apartamentos “tipo padrão” que querem barrar melhor o som externo pela área da sacada?

A instalação de fechamentos de sacadas ajuda a bloquear o som, mas desde que o fechamento original seja mantido. Dessa forma se obtém uma dupla barreira contra ruídos indesejáveis.

9 – Qual recomendação minha vidraçaria deve dar a moradores de apartamentos “tipo padrão” que querem barrar melhor o som externo que entra pela janela de baixa qualidade?

A substituição da janela seria a opção mais eficiente. Entretanto, em alguns condomínios isso não é possível. Nesse caso a orientação é a montagem de uma segunda janela pelo lado de dentro. Essa janela pode ser encomendada a um marceneiro, que faria uma janela de giro com vidro emoldurado, abrindo de forma a permitir a abertura da janela padrão. Ou encomendada a um fabricante de janelas acústicas, que já possui soluções para esses casos, porém, com custos mais elevados.

10 – Um cliente de minha vidraçaria quer que eu crie um isolamento acústico que elimine totalmente o som emitido pelos cachorros da raça Golden Retriever e Rottweiler do vizinho. O que devo fazer?

Deve cair fora dessa tarefa impossível de ser realizada por vidraçarias. Um Golden Retriever foi publicado no livro Guinnes dos Recordes Mundiais por atingir 113,1 decibéis com seu latido, ou seja, o mesmo volume de som que uma pessoa ouve na primeira fila de uma apresentação de rock.
Já o Rottweiler e emite média de 108 decibéis, porém, em tonalidades tão graves que fazem até paredes de alvenaria vibrarem.

Isso sem contar algumas raças não registradas, como as de alguns chamados vira-latas, que possuem grande potencial em seus latidos, porém, sem documentação oficial.

Mas, se quiser aceitar o desafio, já explique que será uma solução apenas paliativa para o problema.

Sobre a Pilar Glass

Completando, em 2020, 10 ano no mercado, a Pilar Glass produz os principais vidros utilizados na construção civil e na área de decoração de ambientes.

Instalada em uma área com mais de 5 mil metros quadrados, a empresa conta com equipamentos de ponta, operados por uma equipe treinada e com processos informatizados.

No caso de dúvidas, preencha nossa Ficha de atendimento ou entre em contato com nossa equipe.

(11) 3834-7000
vendasonline@pilarglass.com.br

Facebook
WhatsApp