Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)
Tipos de Vidro 1
Tipos de Vidro 2

Tipos de Vidro

Existe o vidro adequado a cada finalidade. E a Pilar Glass produz a maioria deles. Existem vários tipos de vidros no mercado. E cada vidro possui suas características próprias para que ofereça o melhor desempenho para a finalidade a que ele é destinado. E dentre essas finalidades existem vidros para decorar, vidros para bloquear o calor, vidros resistentes a pancadas, vidros que não liberam cacos pontiagudos quando quebrados, vidros que evitam ofuscamentos, vidros que mantêm a privacidade, vidros capazes de segurar balas, vidros que podem ajudar na estrutura e, além disso, diversas combinações entre estas. Ou seja, em alguns casos um mesmo vidro pode atender a diversas finalidades.
Material de base vidro float
Todo vidro, entretanto, é produzido tendo como base o vidro float, que popularmente é chamado de “vidro comum transparente”. Variações de float são os vidros coloridos na massa que, como o nome já diz, recebem corantes em sua massa, adquirindo as tonalidades verde, bronze ou cinza (fumê), o vidro texturizado, também denominado vidro impresso, que é produzido com padrões variados de texturas gravadas sobre sua superfície e também o vidro extratransparente. Esses vidros são fornecidos em grandes chapas ao beneficiador, dentre os quais a Pilar Glass se enquadra. Neles o vidro é submetido a diversos processos de transformação ou beneficiamento, até ser considerado adequado para a finalidade a que se propõe. Por ser o vidro um material que pode ferir se for mal manuseado ou trabalhado, diversos desses processos são regulamentados por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Pré-processamento
Antes do processo de transformação ou beneficiamento os vidros de base citados acima são cortados, têm suas bordas lapidadas ou bisotadas e são lavados. Essa etapa é chamada de pré-processamento e a dedicação e o zelo empreendidos nela muitas vezes diferenciam o produto final. Dentre os vidro que a Pilar Glass produz ou comercializa estão os seguintes: incolor, extraclear, colorido na massa, temperado, espelho, laminado, laminado de temperados, pintado, proteção solar, texturizado ou impresso e multilaminado. Conheça a seguir três processos produtivos.
Têmpera
No processo de têmpera o vidro é submetido à temperatura de até 700 graus centígrados e recebe, logo após, jatos de ar que provocam um choque térmico que enrijece o vidro. Dessa forma o vidro adquire cinco vezes mais resistência mecânica (resistência a pancadas) que o vidro comum. Além disso, o vidro temperado se torna mais flexível, com maior resistência á torção e à variação de temperatura. Outro benefício do processo é que quando o vidro temperado se quebra, parte-se em pequenos fragmentos pouco cortantes. É, devido a esse fato, denominado “vidro de segurança.
Laminação
No processo de laminação, duas ou mais lâminas de vidros são intercaladas a um material plástico e transparente de alta resistência e fundidos através da aplicação de pressão e calor. Esse “sandwiche” de elementos passa a oferecer maior segurança aos usuários pois, em caso de quebra, o vidro fica aderido à película interna e, se o vidro foi devidamente instalado, tal película mantém o vidro aderido ao caixilho até que se providencie sua substituição.
Pintura
No processo de pintura o vidro é submetido a tintas especialmente desenvolvidas para essa finalidade. A perfeita adesão da tinta ao vidro, após a cura, proporciona grande resistência à abrasão. Com a pintura o vidro adquire cores e pode manter a privacidade dos ambientes internos quando aplicado em portas, janelas, divisórias e outros locais. E o vidro passa a ser apropriado para ser instalado em móveis, revestimento de paredes, portas de banheiros além de outras aplicações. A seguir, conheça os vários tipos de vidros comercializados pela Pilar Glass, com um breve descritivo de cada um deles.